O brasileiro tem o costume de falar que o ano só começa após o carnaval. As pessoas esperam pelos quatro dias de festas, quando o país para e tudo gira em torno da folia, Mas, a segunda e terça-feira de carnaval não são feriados no Brasil, são considerados pontos facultativos e a pausa nas atividades dependerá de acordo entre funcionários e o empregador.
O auditor fiscal do trabalho Geraldo Salvador explica que pela legislação não existe feriado nesta data. Mas, a paralisação das atividades na terça-feira é tradição e depende da interpretação de cada um.
Porém, alguns sindicatos definem através de convenção coletiva a data como sendo feriado. Como é o caso do comércio, que em Uberaba fecha as portas na segunda, quando é comemorado o dia do comerciário, e terça-feira, feriado de carnaval.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, já está consolidado na cultura administrativa das empresas fecharem nesta data. “Traz prejuízos, mas é um momento de descanso e festa. O dinheiro deixa de entrar em lojas tradicionais e vai para postos de gasolina e restaurantes.”
Nos dias antes, algumas lojas têm as vendas aquecidas com produtos como roupas, shorts, tênis, e outros comprados para aproveitar o carnaval. Mas a data está consolidada e os empresários já fazem uma projeção para isso. “Esse ano está sendo melhor porque o carnaval cai no mês de março, que tem 31 dias, com mais dias de trabalho e, teoricamente, o feriado fica um pouco mais absorvido”, finaliza Fúlvio.