O número de domicílios em Uberaba aumentou quase 42% desde o último censo demográfico, conforme o levantamento do IBGE (Foto/IBGE)
Dados do Censo Populacional de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em Uberaba, a maior concentração populacional está na periferia. Na área central, são 12,21 habitantes por quilômetro quadrado. Já na zona intermediária, sobe para 22,14 h/km², na periferia chega a 43,93 h/km² e passa dos 43,93 h/km² nos bairros mais distantes do centro.
Conforme os dados do Censo Populacional, Uberaba tem 74,68 h/km². O IBGE aponta que o município possui 337.846 habitantes. O coordenador regional do IBGE, Marshal Marangoni alertou para a questão da densidade demográfica quando da divulgação dos primeiros números do censo.
Durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, Marangoni falou sobre o tema: “Esse é um fenômeno que observamos na coleta de dados, pois hoje, para se lançar um conjunto habitacional, é bem mais fácil na periferia, por conta das áreas maiores e normalmente planas. Inclusive, nós recebemos informações, da Prefeitura de Uberaba, que programas habitacionais já estão observando esse crescimento populacional em áreas distantes do centro. E, com isso, vão priorizar ações para não afastar tanto a população das áreas centrais”, ressaltou.
Marangoni destacou que nas áreas centrais há uma tendência por construções verticais, devido à falta de espaço. “Essa é uma questão que será estudada de forma profunda. E é importante também observar que esse fenômeno do esvaziamento da área central também se observa na zona rural”, lembrou Marshal Marangoni.
Domicílio. O número de domicílios em Uberaba aumentou quase 42% desde o último censo demográfico, conforme o levantamento do IBGE. Atualmente, a cidade conta com 152.223 recenseados.
Divulgados em junho deste ano, os dados do Censo Demográfico 2022 apontam 337.846 moradores na cidade, o que representa um aumento de 14% desde o último Censo, feito em 2010. A média é de 2,66 moradores por residência. A cidade ocupa o 7º lugar entre os maiores municípios de Minas Gerais, ultrapassando Ribeirão das Neves.