Neste dia 15 de agosto é celebrado o dia de Nossa Senhora D`Abadia, declarada padroeira de Uberaba. Mas você sabe que existem registros da santa do século IX? Com informações cedidas pelo Arquivo Público, o Jornal da Manhã conta a seguir essa longa história para você e parte da história até ser designada Padroeira.
No norte de Portugal, na região de Braga, em Terras do Bouro, existiu desde o século IX o Mosteiro das Montanhas, onde se venerava Maria, sob o nome de Nossa Senhora D`Abadia. Durante a invasão moura, a imagem da santa foi escondida em uma gruta e esquecida até o século XII, quando ermitões a redescobriram após avistarem uma luz misteriosa. Em resposta, o arcebispo de Braga ordenou a construção de uma igreja em pedra lavrada no local. Com o tempo, o culto a Nossa Senhora da Abadia se espalhou por Portugal.
Leia também: 1ª Caminhada Mariana reuniu 250 pessoas em Uberaba
No Brasil, o culto a Nossa Senhora D`Abadia teve início no século XVII, na região de Muquém, interior do estado de Goiás. De acordo com o livro Senhora D`Abadia, do padre Arlindo Ribeiro da Cunha, um homem acusado de sonegação de impostos, fez a promessa de que, caso provasse sua inocência, traria de Portugal para o Brasil uma imagem da santa. Ele obteve a resposta e cumpriu sua promessa, colocando a imagem na capela de São Tomé. Muitas pessoas iam até o local e o dia 15 de agosto foi escolhido para a realização de procissões.
A fama milagrosa da santa se espalhava, surgindo outros locais de adoração, inclusive no Triângulo Mineiro. Nos anais dos livros de ofícios da Câmara Municipal de Uberaba, de 1845 a 1900, consta uma correspondência enviada à Presidência da Província no ano de 1845, informando a construção de uma igreja de Nossa Senhora D`Abadia na cidade. Mas, mesmo antes da construção de um templo, já eram realizados festejos e procissões.
Em 11 de agosto de 1881, a Câmara Municipal de Uberaba autorizou a construção de uma capela na Colina da Misericórdia, onde hoje se localiza a Praça Nossa Senhora D`Abadia. A primeira missa no local foi realizada em 15 de agosto de 1881, seguida pela bênção do Cruzeiro. A construção da capela começou em 1882 e foi concluída em 1899, sendo entregue aos padres agostinianos Recoletos, que a reformaram e ampliaram.
Em 1921, a capela foi elevada à paróquia de Nossa Senhora D`Abadia e, devido ao aumento do número de fiéis, passou a ser administrada pelos padres estigmatinos. Em 1940, uma torre foi erguida e recebeu uma imagem de Nossa Senhora da Abadia, que foi abençoada no ano seguinte. Em 2020, a imagem foi restaurada, em comemoração aos 200 anos de Uberaba.
Em 14 de abril de 1987, a paróquia de Nossa Senhora da Abadia foi elevada à condição de santuário, com instalação definitiva em 9 de agosto do mesmo ano, sob decreto de Dom Benedito de Ulloa. A partir de então, a igreja passou a conceder indulgência plenária aos fiéis e a promover peregrinações com a imagem da padroeira.
Nomeada padroeira de Uberaba pela lei nº 10.196, de 15 de agosto 2007, a igreja de Nossa Senhora D`Abadia foi agregada à Basílica Papal de Santa Maria Maior, no Vaticano, em 2009, e recebeu o título de Basílica em 2019, tornando-se o Santuário Basílica de Nossa Senhora D`Abadia, com importância internacional e responsabilidade de propagar documentos papais.
A escolha de Nossa Senhora D`Abadia como padroeira de Uberaba, em um resumo rápido, reflete uma combinação de tradição religiosa, história local e o desejo de preservar e honrar as raízes espirituais dos fundadores da cidade.