MENOS UMA

Possível fechamento de agência do Itaú gera protesto no Abadia

Sindicato dos Bancários denuncia sequência de desativação de unidades do banco e promove manifestação contra a medida que pode resultar em demissões

Rafaella Massa
Publicado em 19/03/2024 às 16:12Atualizado em 21/03/2024 às 11:04
Compartilhar

Sindicato protestou contra o fechamento em frente ao estabelecimento no bairro Abadia nesta terça (Foto/Divulgação)

 Banco Itaú pode fechar mais uma agência em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região, Diego Bunazar, informou sobre a possibilidade de fechamento da unidade localizada no bairro Abadia. Cerca de 200 atendimentos devem ser transferidos para outras agências da cidade. Nesta terça-feira (19), o sindicato promoveu manifestação na porta da agência, na rua Saldanha Marinho.

Além deste, os estabelecimentos da instituição que se encontravam nos bairros São Benedito e Parque das Américas já foram desativados, sendo o último em novembro de 2023. Bunazar afirma que o reflexo disso é o aumento no número de atendimentos nas agências restantes. 

“Como a gente já tinha denunciado no mês de dezembro, essa política de fechamento de agências do Banco Itaú não teria parada só nos fechamentos que a gente teve. O que a gente tem observado após o fechamento das agências São Benedito e Parque das Américas é que aumentou demais o volume de filas, os de atendimento, as grandes aglomerações dentro das agências. Eu tenho para mim que é, no mínimo, uma irresponsabilidade”, aponta o presidente do Sindicato dos Bancários.  

Em protesto ao fechamento, os sindicalistas realizaram ato contra a ação considerada prejudicial tanto aos clientes quanto aos colaboradores. De acordo com Bunazar, o estabelecimento do bairro Abadia conta com média de 200 atendimentos por dia.  

“Fatalmente, para as 3 agências restantes, isso vai aumentar sobremaneira o volume de atendimento de clientes. As equipes aqui rodam entre 8 e 9 pessoas por dia. Vamos dizer que a pessoa faça 3 a 4 atendimentos por hora. Qual comércio aberto que a gente conhece aqui, que faz 200 atendimentos por dia?", questiona.  

 

Sindicalistas se reuniram nesta terça-feira na porta da unidade do Itaú, na rua Saldanha Marinho, em protesto contra possível fechamento da agência (Foto/Divulgação)

O sindicalista ainda aponta que o fechamento pode ocasionar demissões de trabalhadores colaboradores. “A gente entende que a médio e longo prazos isso pode significar sim em demissões, e é parte do motivo da nossa manifestação. Porque no caso específico do Itaú, há números de atendimentos, há volumes grandes de atendimento sendo realizados nas unidades e a gente entende que isso não justifica”, reforça. 

Bunazar atribui o fechamento de agências a uma tentativa de migração total para o atendimento digital.  

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a instituição em busca de posicionamento. Em nota, a empresa posiciona que "avalia constantemente a adequação de sua rede de agências às necessidades dos clientes, que têm optado cada vez mais pela utilização de canais digitais, como internet, aplicativos e agências digitais. Seguindo esta premissa, o banco migrará, a partir do dia 29 de abril, o atendimento da agência 6805, na R. Saldanha Marinho, para a agência 6387, localizada na Av. Fernando Costa".

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por