O caso aconteceu no Jardim Belo Horizonte, em Uberaba, nesta quarta-feira e a Cemig já atua no local
A rachadura na base é visível, e a inclinação do poste chama a atenção de quem passa pelo local. Segundo um morador da região, a estrutura está tombada em direção à via e só não caiu, porque os fios estão servindo de sustentação (Foto/Reprodução)
Um poste de energia danificado e aparentemente sustentado apenas pelos cabos de energia tem causado preocupação em quem passa pela esquina das ruas João Batista Giraud e João Feliciano Sobrinho, no bairro Jardim Belo Horizonte, em Uberaba. A estrutura, com a base visivelmente comprometida, foi alvo de denúncia feita por ouvinte da Rádio JM, que alertou para o risco de acidentes. A Cemig informou que foi acionada na manhã desta quarta-feira (16) e já iniciou o atendimento no local, após uma colisão de veículo contra o equipamento.
A rachadura na base é visível, e a inclinação do poste chama a atenção de quem passa pelo local. Segundo um morador da região, a estrutura está tombada em direção à via e só não caiu, porque os fios estão servindo de sustentação.
Procurada, a Cemig confirmou que o dano foi causado por uma colisão de veículo e que uma equipe de emergência já foi enviada para avaliar a situação e definir as providências necessárias. A empresa destacou que, em ocorrências desse tipo, o serviço de manutenção pode demandar apoio de outros órgãos públicos, como a Polícia Militar, agentes de trânsito e o Corpo de Bombeiros, já que há risco de vítimas, incêndios ou interdições de via.
“Geralmente, os serviços são complexos e demandam tempo e diversas equipes, pois envolvem o isolamento da área afetada, a retirada do veículo e a substituição ou reconstrução do poste quebrado e da rede elétrica, o que pode trazer transtornos ao trânsito e à população”, acrescentou, em nota.
A concessionária também ressaltou que o motorista responsável pelo acidente tem o prazo de até 60 dias para ressarcir os prejuízos causados à rede elétrica. Somente a estrutura do poste custa, em média, R$ 5 mil, valor que pode dobrar em caso de danos a equipamentos, como transformadores ou religadores.
Segurança em acidentes
A Cemig aproveitou para reforçar orientações de segurança em casos de colisão com postes. Segundo a empresa, há risco de fios se romperem e caírem ao solo, podendo provocar descargar elétricas nas vítimas. “Ao sair do automóvel, a pessoa pode sofrer um choque elétrico, que pode ser de até 13 mil volts, caso seja uma rede de média tensão. O único caso em que a pessoa deve deixar o veículo imediatamente é em situações de incêndio”, orientou.
Nessas ocasiões, se for necessário sair do veículo, a empresa orienta que a pessoa não toque na estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica. Isso pode ser fatal ou causar graves queimaduras.