Um total de 41 veículos está em situação de abandono e o proprietário foi autuado e multado em 11 UFM, além de ter 10 dias para resolver a situação (FotoAndré Santos-PMU)
A Guarda Civil Municipal e o Departamento de Posturas, ligados à Secretaria de Defesa Social, fizeram, na manhã dessa quarta-feira (29), operação conjunta para apurar denúncias sobre veículos abandonados que poderiam servir como criadouros do mosquito transmissor da dengue. A irregularidade foi destaque esta semana no programa Pingo do J, na Rádio JM, e noticiado no JM Online.
Durante a fiscalização, no bairro de Lourdes, foram encontrados 41 automóveis em estado de abandono. O local também é monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, e vistoriado quinzenalmente pela equipe, conforme as normas de vigilância.
O superintendente de Defesa Social, Carlos Alberto Barbosa Siqueira, explica que o terreno já havia sido previamente notificado. “Diante desses fatores, o proprietário foi autuado e multado em 11 Unidades Fiscais do Município (UFMs) e foi estabelecido um prazo de 10 dias para a regularização da situação e a remoção dos veículos, que também representam risco para a segurança pública da região”, esclarece Barbosa.
Ele ressalta que a população precisa direcionar as denúncias para os canais oficiais da Prefeitura de Uberaba e que todas as demandas são averiguadas pelo Departamento de Posturas.
Os canais são o Cidade Ativa, pelo 0800 940 0101, 3318-0370 (ligação fixa e WhatsApp), 3331-2313 ou 3331-2312 (ambos para ligações fixas) ou pelo 153, fora do horário comercial.