O trabalho do Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Defesa Social, resultou na apreensão e remoção de quatro animais de grande porte, em 2024. Esses animais estavam soltos nas vias públicas de Uberaba, representando um risco considerável para pedestres e motoristas da cidade.
Em 2023, foram 27 animais recolhidos, sendo que cinco foram doados devido a sinais de maus-tratos ou à impossibilidade de identificar o proprietário.
Em colaboração com a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), esses animais são encaminhados ao Horto Municipal, onde recebem cuidados até que um proprietário ou responsável se apresente.
Renê Inácio de Freitas, chefe do Departamento de Posturas, explicou: "Para resgatar o animal, o interessado deve comprovar a posse e efetuar o pagamento das multas e das despesas relacionadas à hospedagem."
O chefe do Departamento de Posturas ressaltou que alguns destes animais apreendidos tiveram que passar por atendimento e tratamento no Hospital Veterinário por conta de ferimentos e/ou saúde física comprometida. Nos casos de suspeita de maus-tratos, após avaliação e laudo da equipe veterinária do Hospital, o responsável, se identificado, responde pelos atos.
Caso os proprietários ou responsáveis não se manifestem ou não sejam identificados no prazo de três dias para a retirada dos animais, a próxima etapa é o encaminhamento para adoção.