Uberabenses que colocam lixo na calçada fora do horário de coleta podem ser multados pelos fiscais do Departamento de Posturas. Porém, o responsável pelo setor, Renato Formiga, pede que a população denuncie caso observe alguma irregularidade.
Moradores da rua Ricardo Misson, próximo à esquina com a rua Avenir Miranzi, denunciam que o acúmulo de lixo tem incomodado devido ao mau cheiro. Uma dona-de-casa, que prefere não se identificar, relata que constantemente alguns vizinhos colocam o lixo para a coleta fora dos horários determinados. “Além do mau cheiro, tem dia que cai na calçada e os cachorros arrastam, sujam toda a rua”, completa.
Rosangela Gomes, moradora da avenida Cedro, na Vila Olímpica, também sofre com o problema do lixo na calçada. Ela é vizinha a um sacolão e alega que por mais que tenha a caçamba de lixo, as caixas e sacolas com restos de carne e verduras, caem na calçada e atraem animais. “Às vezes, atravesso a rua e varro, mas não é minha responsabilidade, e os proprietários têm que tomar alguma providência”, concluiu.
No caso da avenida Cedro, o gerente do sacolão afirmou que já acionou a empresa que aluga as caçambas para fazer o recolhimento da que se encontra no local. Segundo o proprietário do estabelecimento, Daniel Silva Borges, ele possui todos os alvarás de funcionamento, e os lixos depositados na caçamba não são apenas do comércio. “Temos toda higiene, dentro da nossa loja mantemos o máximo de limpeza, foi até mesmo por isso que solicitamos a caçamba”, ressalta.
Segundo Renato Formiga são apenas 30 fiscais para vistoriar toda a cidade. Ele destaca ainda que as denúncias fazem com que o trabalho fique mais ágil. De acordo com o Código de Limpeza Urbana, o cidadão tem que colocar o lixo para a coleta apenas nos dias estabelecidos. Caso haja o descumprimento desta legislação, o responsável pode ser multado em 2 UFM (Unidade Fiscal do Município), o que equivale a R$ 300.