ACESSO GRATUITO

Praça da Abadia será piloto do serviço de internet gratuita

Tratativas estão concluídas, mas ainda não tem data para que o serviço comece a operar diante de pendências quanto ao cabeamento e formalização de contrato

Rafaella Massa
Publicado em 15/11/2024 às 20:06Atualizado em 16/11/2024 às 17:38
Compartilhar

Praça da Igreja da Abadia será o primeiro local a oferecer o serviço de wi-fi de graça na cidade de Uberaba (Foto/Uberaba vista de cima)

Tratativas para a instalação de internet em locais públicos de Uberaba estão concluídas. Segundo a Prefeitura de Uberaba, a praça da Abadia foi escolhida para dar início à operação, em formato piloto. No entanto, ainda não há data precisa para que o serviço comece a operar. 

O governo municipal informa, por meio de nota, que a empresa responsável já está trabalhando nas medidas de segurança para os usuários cadastrados que utilizarão a internet na praça. Conforme noticiado recentemente, a empresa Algar Telecom demonstrou interesse em prestar o serviço utilizando os 80km de fibra ótica instalados em 2020. 

Quanto ao cabeamento instalado nas escolas e UBSs, a pasta responsável informa que o levantamento da rede foi concluído. “Agora, aguarda-se a finalização do contrato com a Cemig para uso dos postes, o que permitirá o lançamento da licitação para contratação de empresa, com outorga da Anatel, para a prestação do serviço no município”, finaliza a nota. 

A distribuição de internet gratuita para a população já passou por duas tentativas em Uberaba. A primeira, em 2016, chamada Programa Internet Popular, foi implantada nos terminais de ônibus Leste e Oeste, que passaram a fornecer acesso ao wi-fi gratuito para mais de 30 mil pessoas por dia. O serviço continua em operação. 

Em dezembro de 2020, a diretoria da Codiub à época, apresentou o primeiro painel de LED interativo de Minas Gerais neste modelo. A ideia era permitir que quem transitasse pelo centro de Uberaba pudesse acompanhar, pelo telão, informações de utilidade pública, campanhas educativas e conteúdos turísticos e interativos. Além da praça Rui Barbosa, a praça da Igreja São Geraldo Majela, no bairro Alfredo Freire, e a praça do bairro Residencial 2000 também ganharam pontos de internet pública, mas hoje o serviço não é mais oferecido. 

Em 2018, o então presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra, solicitou que o Executivo firmasse contratos com as operadoras de telefonia móvel Tim, Claro, Oi, Vivo e CTBC/Algar Telecom para disponibilizar internet gratuita em locais de grande concentração, como o terminal rodoviário, o aeroporto, órgãos públicos, cemitérios, shoppings centers e hospitais. 

O serviço também está previsto no plano de governo da prefeita Elisa Araújo, referente ao período de 2025/2028. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por