A Praça do Guanabara, que recentemente recebeu uma série de melhorias da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), foi alvo, também recente, de vandalismo.
Por esse motivo, um grupo de voluntários fará uma ação de grafitti no local, nesta quarta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, a partir das 9h.
A intervenção vem somar às benfeitorias executadas na Praça, sendo reparos de meios-fios e passeios, pintura da pista de skate, pintura da quadra, melhorias na iluminação, podas, roçada e limpeza, em atendimento à solicitação da comunidade.
Casos de vandalismo em espaços públicos são mais recorrentes nos cemitérios municipais, na iluminação pública, nos ecopontos, nas praças, prédios públicos e em áreas abertas. Conforme levantamento já apurado, o gasto com reposição e manutenção fica em torno de R$ 1,2 milhão por ano. Os reparos são executados com recurso e equipe da Prefeitura.
Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é considerado crime de dano qualificado, de acordo com o artigo 163, III, do Código Penal, ou, dependendo do caso, crime de incêndio, de acordo com o artigo 250 do Código Penal.