Em Uberaba, o tíquete médio de natal para 2022 foi de R$132 (Foto/Reprodução)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba divulga balanço e aposta em possível crescimento de 10% nas vendas do Natal neste ano, em relação a 2021. Agora, a categoria enxerga com otimismo as vendas para o público que vai sair de férias.
O presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier, registra que o movimento de vendas de Natal deste ano pode ter superado o de 2021. “Nossas expectativas positivas iniciais se concretizaram e [as empresas] podem fechar o mês de dezembro com um crescimento entre 10% e 11%, na média geral, em função do movimento nas lojas da cidade durante este período”, expôs.
Segundo o dirigente lojista, parte dos consumidores deixaram para comprar os presentes de última hora. Ele ainda cita que os dias 23 e 24 de dezembro tiveram maior circulação de consumidores. Já na segunda-feira (26), o destaque foi para a tradicional troca de presentes.
Como tradicional, vestuário, calçados, cosméticos e higiene pessoal, óticas e joalherias, eletroeletrônicos, entre outros, responderam para os presentes preferidos pelos uberabenses.
De acordo com Fernando Xavier, junto com a realização da Campanha Natal Uberaba, que terá a distribuição de R$ 110 mil em prêmios a consumidores que fizeram compras em estabelecimentos participantes da promoção, houve o impacto do período de normalidade do pós-pandemia.
“Constatamos, principalmente na semana do Natal, um movimento intenso nas ruas. Muitos consumidores indo às compras e com muitas sacolas, bem acima do verificado no período natalino do ano passado”, destaca o presidente da CDL, ao acrescentar que a movimentação foi em todos os setores, tanto no Centro da cidade, quanto nos corredores comerciais pelos bairros e nos shopping centers. “Alguns segmentos do comércio e de serviços devem fechar o mês com percentuais de vendas bem acima do percentual médio até agora apurado”, diz.
Agora, a categoria tem expectativa de comercializar artigos não vendidos no Natal para os consumidores que vão sair de férias. “Nos dias derradeiros do ano, significa uma nova oportunidade para os lojistas alcançarem acréscimo nas vendas, em especial para o consumidor que vai sair em período de férias. Sinaliza a possibilidade real de comercializar artigos não vendidos em dezembro, considerado o melhor período sazonal para o varejo”, finaliza Xavier.