O Mercado Municipal de Uberaba completa 100 anos de inauguração nesta sexta-feira (2), um espaço democrático, plural e diverso, referência turística, comercial e de convivência em Uberaba. Um lugar de sons, aromas e beleza, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas entre trabalhadores, clientes habituais, turistas e permissionários alojados em cerca de 40 boxes onde se encontra “de um tudo”.
Para marcar o centenário do Mercadão, a Associação dos Permissionários, com apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Sagri e Fundação Cultural de Uberaba (FCU), promove, neste sábado (3), um evento com apresentação da Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar, das 9h às 10h. Na sequência, um saxofonista percorrerá os corredores executando músicas populares e, às 11h30, será entoado os parabéns para o aniversariante.
Concebido inicialmente como Penitenciária, o prédio, tombado em 1994 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), tem forma de um octógono e área total de 1.400 m².
Revitalizado, foi entregue pela Prefeitura à comunidade no dia 22 de junho deste ano. A obra, orçada em cerca de R$ 4 milhões, foi custeada com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O serviço contemplou pintura, reforma do telhado e execução de forro de madeira, construção de dois novos banheiros, cinco boxes e refeitório no mezanino, instalação do elevador, reforma dos sanitários do térreo, polimento do piso, novas redes elétrica e hidráulica, climatização, implantação do projeto de combate a incêndio e outras melhorias.
O secretário do Agronegócio (Sagri), Agnaldo Silva, ressaltou o trabalho de reestruturação do Mercado: "Temos conversado com os permissionários que demonstram muita satisfação com a reforma, tendo em vista que aumentou substancialmente a frequência no local. Hoje as pessoas têm mais conforto e acessibilidade", salientou.