Estudo hidrológico prevê ampliação da travessia do córrego sob a BR-262
Com a chuva de domingo, 18 de dezembro, o Córrego dos Carneiros transbordou, inundando casas na região (Foto/Reprodução)
Ainda sem data definida, a obra na região do Córrego dos Carneiros, em Uberaba, segue em estudo para viabilização, mas prevê orçamento de R$100 milhões. Intervenções estão sendo buscadas após uma semana dos estragos causados pela chuva que inundou casas e arrastou carros na região.
Depois de novo episódio de inundações, entre a noite de domingo (18) e madrugada de segunda (19), Governo Municipal trabalha em prol das obras de recuperação do trecho do Córrego dos Carneiros. Em entrevista ao programa O Pingo do J, da Rádio JM, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, revela que o local possui plano de drenagem a ser executado, mas está sem verba.
“Vamos tentar de tudo. Estimamos que seja em cerca de R$100 millhões naquela obra. Precisamos buscar recursos para executar a obra e um bom projeto. A obra foi inadequada, não está bem dimensionada e temos que considerar, em obras desse porte, o futuro, as eventualidades que podem acontecer em condições climáticas”, explica. A resposta da prefeita repete posicionamento oficial dado pelo Município logo após o incidente, sem indicativo de que tenha havido novos passos rumo à solução do processo.
Leia também: Córrego dos Carneiros: obra de drenagem demanda altos recursos financeiros que estão sendo buscados, diz Codau
Ainda na última semana, a Prefeitura de Uberaba informou que a obra do Córrego dos Carneiros havia entrado no planejamento estratégico do Governo e seria iniciada a contratação de um Plano Diretor de Drenagem Pluvial do Município. Ainda foi contratado estudo hidrológico para analisar a vazão existente do manancial e, no documento, está especificado que há necessidade de uma obra de ampliação da travessia do córrego sob da BR-262. A seção atual é insuficiente para receber o volume de água.
“A seção da tubulação que passa sob a rodovia é de 1,80 metros, quando deveria ser de 20 metros de largura. Isso demonstra o quanto a obra foi executada de maneira inadequada. Esse é um problema complexo que herdamos e precisamos resolver definitivamente. Por isso não vamos parar, buscando os recursos necessários junto ao governo federal e em todas as fontes possíveis”, observou Elisa.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras trabalham, desde a última terça-feira (20), nas vias laterais ao córrego, que estão recebendo cerca de 60 toneladas de massa asfáltica, com a nova pavimentação. Entretanto, reportagem do Jornal da Manhã esteve no local na manhã desta segunda-feira (26), e constatou que nenhuma mudança havia sido realizada até então.
Reportagem do Jornal da Manhã esteve no Córrego dos Carneiros na manhã desta segunda-feira (26) (Foto/JC Duran)