O prefeito Anderson Adauto protagonizou um fato inusitado na manhã de ontem. No momento em que passava com secretários e assessores pela rodovia BR-050, em trecho próximo ao bairro Parque das Américas, flagrou um homem jogando entulhos em local proibido por lei.
Inconformado, Anderson voltou e foi tirar satisfações com o torneiro mecânico Maurício Queiroz, que diz ter jogado o lixo no local acreditando que se tratava de um aterro sanitário, os chamados ecopontos.
Depois de explicar a situação para Maurício, o prefeito acionou a Guarda Municipal e o Departamento de Posturas, para que o caso fosse solucionado. Um auto de infração foi lavrado e Maurício responderá por crime ambiental. Por outro lado, de acordo com o próprio prefeito, ele foi multado em R$ 1 mil. “É um constrangimento sempre que isso acontece. Mas, eu quero ver a cidade limpa e tenho a obrigação de fazer a minha parte. Disse ao senhor Maurício que foi uma forma muito ruim de começarmos nossa segunda-feira, pois eu me vi obrigado a pedir que o multassem”, explicou o chefe do Executivo, afirmando que chegou a propor um acord, com Maurício, no qual se ele limpasse todo o terreno, ficaria livre da multa, mas a proposta não foi aceita. “Para limpar o terreno vou gastar mais do que o valor da multa”, completou.
Além da multa, o torneiro também teve seu caminhão apreendido por irregularidades na documentação. Maurício não quis conceder entrevistas, afirmando apenas que tentou, sem sucesso, fazer com que o prefeito suspendesse a multa.
A assessoria da Prefeitura informou que, no fim da tarde de ontem, Maurício procurou a o gabinete do prefeito para avaliar com mais calma o acordo proposta. O resultado da avaliação não foi divulgado.
Números. De acordo com dados da Secretaria de Trânsito, de janeiro até agora já foram mais de 2.300 autuações por conta de terrenos sujos ou pessoas flagradas jogando lixo em locais impróprios. Ainda conforme afirma o secretário Ricardo Sarmento, a PMU deve intensificar a fiscalização, visando a evitar problemas com focos de dengue, já que o acúmulo de lixo estimula também a concentração de água parada. Atualmente, o município conta com 14 ecopontos para recolhimento de entulhos de pequenos geradores, como carroceiros. No caso de caminhões com quantidades maiores, o local determinado pela PMU é a Pedreira Lea.