Imagem Ilustrativa (Foto/Divulgação PMU)
Começou nesta semana, os serviços de pavimentação da Ura 445, também chamada de estrada de Kubera, na região do Chuá. Ao todo, são 13 quilômetros que vão do trevo de acesso à Capelinha do Barreiro, na BR-262 (lado direito sentido Uberaba/Campo Florido), até a fazenda São Judas Tadeu (ribeirão Santa Gertrudes), na divisa com o município de Veríssimo.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, acompanhou nesta quinta-feira (29) os serviços iniciais, que incluem topografia e limpeza das margens. Na oportunidade, o secretário se reuniu com representantes da empreiteira e produtores no sentido de acertar a liberação de áreas ao longo da estrada.
“É fundamental que a futura rodovia tenha as medições exigidas, de pelo menos 26 metros de largura (incluindo leito pavimentado e margens)”, destacou Agnaldo.
Um desses produtores é o senhor Adailton Guerra, 25 anos plantando naquela região do Município. “Pra nós, o asfalto trará uma série de melhorias, como comodidade no acesso às nossas propriedades e valorização das terras. Só a segurança que preocupa um pouco, mas a polícia tem feito um bom trabalho no meio rural em Uberaba”, disse.
Segundo o engenheiro Alessandro Evangelista, da Terrasa, o canteiro de obras foi montando na Comunidade da Capelinha do Barreiro. “Neste início, já dispomos de 17 operadores e setor administrativo, 14 caminhões, uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, pipa, rolo pé de carneiro e trator com grade, dentre outros equipamentos”, relacionou o engenheiro, informando que a programação é executar 100% dos serviços de terraplanagem e, depois, por etapas, bater subleito, sub-base e base, que é o asfalto propriamente dito.
O trecho completo da estrada de Kubera compreende 13 quilômetros, sendo que dois quilômetros já asfaltados, próximos à ponte no rio Uberaba (também já construída), serão recapeados. A rodovia municipal terá pista com 11 metros de largura (asfalto), sarjetas e completo sistema de drenagem, assim como sinalizações horizontais e verticais.
A pavimentação da estrada custará aos cofres da União a quantia de R$10.297.078,18, sendo que a primeira parcela, já liberada, na ordem de R$2.321.480,00. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Zé Vitor. A obra está prevista para ficar pronta em 12 meses.
De acordo com Agnaldo Silva, quando a obra for conclusa, restarão apenas 17 quilômetros para interligar esse entroncamento da BR-262 até a BR-050, no antigo posto das Bandeiras. “Recursos nesse sentido já estão sendo trabalhados”, garantiu o secretário.