Dados da Prefeitura Municipal mostram que mensalmente são gastos cerca de R$1,3 milhão para a limpeza urbana, que compreende a coleta de lixo doméstico, hospitalar e a varrição. De acordo com o superintendente de serviços urbanos João Ricardo Pessoa Vicente, diariamente são coletadas na cidade 250 toneladas de lixo. “O lixo doméstico é levado para o aterro sanitário. Já o lixo da varrição não é pesado, pois a empresa contratada já realiza todo o processo” afirma.
Segundo o superintendente, a quantidade de lixo produzida pelo uberabense não se alterou. “Basicamente tem sido coletada a mesma quantidade do ano passado”, conta. Ele ainda explica que a atual empresa prestadora do serviço de coleta disponibiliza nove caminhões durante o dia e sete no período noturno para realizar o recolhimento do lixo doméstico nos bairros. “Aproximadamente 58 trabalhadores realizam a coleta nos bairros da cidade” ressalta.
Já sobre a varrição, João Ricardo enfatiza que 98 colaboradores realizam a varrição na cidade. “Alguns lugares, como no centro, a varrição é diária. Em outros, ocorrem varrições uma, duas ou três vezes por semana”, esclarece.
O superintendente afirma também que reclamações sobre a limpeza urbana devem ser realizadas pelo telefone 3318-0800, e após averiguadas, o procedimento necessário será realizado.