A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (3) (Foto/Divulgação)
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, inaugurou nesta quarta-feira (3) o Ecoponto São José após reforma e revitalização da área destinada ao descarte de resíduos, atendendo à solicitação da vereadora Luciene Faquinelli.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Antônio de Sousa Filho, da liderança comunitária Mãe Ana, além de servidores e de moradores da região, como Edson Elias da Silva, que ajudou a descerrar a placa. Localizado na Rua Nelson Ciabotti, 51, bairro São José, o ecoponto já opera das 7h às 19h.
Para a presidente da Associação dos Bairros Parque São José, Jardim Terra Santa, Jardim Esplanada, Jardim Manhattan e Jardim Siriema, a socióloga e professora aposentada Mãe Ana, essa revitalização do ecoponto representa um avanço muito importante para a região. "Quando surgiu esse ecoponto, os vizinhos se incomodaram porque tinha muito rato e barata. Foi muito difícil, mas hoje vim dar o testemunho de como ficou. Agora eu vejo as luzes e tudo muito bonito. Não parece um ecoponto, parece um palácio. Como socióloga é bom ver o dinheiro público fazendo acontecer e trazendo valor para as pessoas que vivem aqui e gostam do que é bom", avaliou.
A prefeita Elisa Araújo ressaltou que o objetivo dessa reforma foi garantir limpeza e dar dignidade à população. "Este é mais um de um total de seis ecopontos que serão executados até o final deste ano. É uma entrega que vai melhorando o aspecto da nossa cidade. O Cata-Treco 115 também é outra ação do nosso Governo e temos que divulgar para conscientizar o cidadão de que o lugar do descarte é aqui. E assim cumprimos os objetivos do desenvolvimento sustentável, pensando no meio ambiente e no futuro, plantando agora para colher depois. Estive aqui em 2020 e vi o quanto esse bairro precisava de cuidado e agora tem asfalto novo, ecoponto, UBS e tudo que podemos fazer, nós temos feito", ressaltou.
O secretário da Sesurb destacou que Uberaba tem sido um exemplo no cuidado com seus resíduos e no investimento destinado ao funcionamento dessa estrutura em toda a cidade. "Recolhemos acima de 2.200 toneladas de resíduos sólidos, não domiciliares, por mês, com um investimento da ordem de R$ 800 mil não só para a logística de recolhimento e descarte, mas também para a administração dos espaços. E a grande importância dessa atividade é que nós temos condições de receber e acondicionar, de forma correta, tudo aquilo que pode ser reciclado. Uberaba viabiliza parcerias com as cooperativas em um ciclo virtuoso em prol do meio ambiente", completou.