Pais de estudantes que utilizam os serviços de vans em Uberaba denunciaram ao Jornal da Manhã os motoristas que trafegam com mais pessoas do que o permitido e sem o cinto de segurança. O diretor de Transporte Especializado da Secretaria de Trânsito, Carlos Freitas, terminou neste mês de fevereiro a fiscalização das vans da zona rural e informou que os 116 veículos prestadores de serviço para a Prefeitura estão de acordo com a lei, até porque a maioria trafega pelas rodovias.
Mas ele alerta sobre a fiscalização na cidade a partir da próxima semana e garante que os veículos encontrados com excesso de passageiros pagarão multa de R$225, além de suspensão do direito de dirigir por 10 dias. “A Guarda Municipal e a Policia Militar também pode autuar os motoristas, caso sejam pegos em flagrante”, alerta. O cinto de segurança é obrigatório e a multa tem o mesmo valor.
Carlos faz um alerta aos pais para se conscientizarem e cobrarem dos motoristas de vans e dos próprios filhos para observar e denunciar as irregularidades. “A desculpa dos motoristas para a falta de cinto é de que as crianças tiram o cinto”, e completa explicando sobre a importância da educação no trânsito para as crianças.