SAÚDE MENTAL

Prefeitura deve credenciar clínicas de internação compulsória em Uberaba

Daniela Miranda
Publicado em 25/04/2023 às 08:09Atualizado em 25/04/2023 às 17:11
Compartilhar

Cerca de 980 pacientes foram internados, em caráter voluntário, em comunidades terapêuticas em Uberaba no ano de 2022. Porém, a internação voluntária não é uma realidade para todos os necessitados. Em busca de viabilizar o credenciamento de clínicas de internação compulsória, a Prefeitura de Uberaba trabalha em Termo de Referência, ainda na primeira etapa, no mapeamento para diagnóstico situacional.

A Lei 10.216, de 2001, define três modalidades de internação psiquiátrica: internação voluntária, aquela que se dá com o consentimento do usuário; internação involuntária, aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiros e a internação compulsória, aquela determinada pela Justiça. 

No caso da internação compulsória, não é necessária a autorização familiar, sendo determinada pelo juiz competente, após pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a própria condição psicológica e física.

Segundo informações da Prefeitura, devido à extinção da Lei nº 8.666/93, que estabelecia normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, o trâmite do Termo de Referência será colocado nos moldes da nova legislação, “não sendo possível prever o lançamento”, informou o Governo Municipal. Com o TR para o credenciamento de clínicas de internação compulsória, seria evitado pagamentos de mensalidades por indenização. 

Enquanto isso, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) realizou, somente em janeiro deste ano, 1075 atendimentos e 2470 procedimentos, além de 81 atendimentos às famílias dos pacientes do CAPS. O CAPS AD III funciona 24 horas por dia e oferece leitos de desintoxicação com duração máxima de 14 dias para pacientes em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas.

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), conta com cinco Comunidades Terapêuticas (CTs) inscritas e com termo de parceria vigente com a Prefeitura de Uberaba. Atualmente, 130 pacientes do sexo masculino são atendidos de forma voluntária, ou seja, são usuários que buscam ajuda para recuperação.

Durante todo o ano de 2022, aproximadamente 980 pessoas foram atendidas nas CTs, com um tempo médio de acolhimento de seis meses. O COMAD é responsável, em conjunto com o poder público municipal, por propor políticas de prevenção e recuperação ao uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas na cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por