Alunos estariam sendo deixados para trás por falta de espaço no coletivo e outros indo em pé, perto da porta (Foto/Reprodução)
Após relatos de superlotação de ônibus que atendem os alunos do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), reitor Marcelo Ponciano se reuniu com membros da Prefeitura e com representantes das empresas que prestam transporte coletivo em Uberaba para soluções. Alguns horários sofreram mudanças para minimizar o impacto da volta às aulas na cidade e evitar problemas como os relatados ao Jornal da Manhã recentemente, quando alunos estariam sendo deixados para trás por falta de espaço no coletivo e outros indo em pé, perto da porta, ao arrepio da legislação.
Estiveram no encontro com o reitor Marcelo Ponciano o secretário adjunto de Governo, Diógenes Alves de Sene, e a superintendente de Transportes, Daniela Arantes. Ela explicou que os horários foram ajustados e ampliados para atender às demandas dos estudantes, com um horário das 16h10 alterado para as 16h30, um ônibus adicional às 6h40, referente à linha 15 - Distrito Industrial II, e um ônibus adicionado às 16h35, na Linha 13.
O atendimento ao IFTM também já contava com um ônibus que sai do Terminal Beija-Flor diretamente para o IFTM às 6h35; e dois ônibus que saem do Terminal Manoel Mendes às 6h45 e 6h55.
Daniela, porém, ressaltou a importância da colaboração dos alunos, para que se evite atrasos. “Precisamos que eles também façam a sua parte, entrando nos ônibus quando estiverem no Terminal. Temos casos de alunos que chegam cedo ao Terminal, mas deixam para ir ao IFTM apenas no último horário de saída do ônibus", destacou Daniela.
Ponciano, por sua vez, ressaltou o empenho da Prefeitura em solucionar o problema, se comprometendo a trabalhar a conscientização dos alunos do IFTM. "Vamos trabalhar a conscientização dos alunos, enquanto a Prefeitura vai levantar os dados de fluxo para ver como podemos solucionar esse lado também”, ressaltou.
Todos os horários e informações sobre as linhas podem ser consultados no site da Prefeitura, no aplicativo BusU ou pelos telefones 3318-0408 e 3318-0409, que estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou reclamações. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 23h30, e aos sábados, das 6h às 18h.