Próxima edição está prevista para agosto
Mutirão de Castração Animal, em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Encerrado nesta terça-feira (11) o segundo Mutirão de Castração da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com cerca de 1.600 animais atendidos entre cães e gatos. O próximo evento está programado para o mês de agosto, em data ainda a ser definida.
“Mais uma vez o mutirão supera a expectativa, que era de atingir mil animais, sendo castrados no total 643 caninos e 948 felinos totalizando 1.596 animais castrados nos 15 dias de trabalho”, apontou o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira. O objetivo para 2023 passou a ser de 6 mil cães e gatos. Para tanto, afirmou ele, os recursos da ordem de R$ 800 mil já estão garantidos.
Mais de 6 mil animais foram inscritos até agora em todos os mutirões, desde o ano passado. “Aqueles tutores que já preencheram os formulários podem ficar tranquilos, pois permanecem com lugar garantido na fila e serão agendados pela equipe da Semam, assim que for definida a data”, ressaltou Alberto.
A primeira edição, em janeiro, superou a meta e atendeu a 1.194 animais no total, sendo 591 cães (217 machos e 374 fêmeas) e 603 gatos (242 machos e 361 fêmeas). Em novembro de 2022, a Superintendência de Bem-Estar Animal promoveu o primeiro evento dessa natureza com 1.297 cães e gatos castrados, durante os nove dias de campanha. Essa edição aconteceu em duas etapas, sendo a primeira de 11 a 21 de junho, em Ponte Alta, e a segunda fase, de 23 de junho a 11 de julho.
Além da equipe da Semam, o mutirão tem a parceria do Departamento de Educação Ambiental daquela Pasta, Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A equipe da empresa contratada pelo Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale), dentro do convênio com a PMU, iniciou as castrações em Ponte Alta e terminou os procedimentos na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).