A implantação das mudanças na rua Medalha Milagrosa/Onofre da Cunha Rezende, no sábado (27), desagradou à Igreja, porque elas acontecerão no mesmo dia da grande festa em louvor à santa que dá nome à via.
O reitor do Santuário, padre Ricardo Alexandre Fidelis, chegou a solicitar oficialmente ontem à PMU para que reavaliasse a data e deixasse a alteração para a segunda-feira (29), depois que passassem as celebrações religiosas, mas, segundo a Assessoria de Imprensa do Executivo, o pedido não será atendido.
Padre Ricardo faz questão de esclarecer que não é contra as alterações no trânsito da região e lembra que a demanda foi apresentada há três anos pela Igreja ao prefeito Anderson Adauto (PMDB). “Era um anseio nosso, só não esperávamos que as mudanças fossem implantadas justamente no dia da festa em louvor a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa”, desabafa o pároco.
Ele estima em 20 mil pessoas o total de visitantes este ano para acompanhar as celebrações e diz lamentar principalmente pelo público fiel que vem de fora. Conforme observa padre Ricardo, as caravanas já estão acostumadas com o trânsito e serão surpreendidas pelas alterações. “O mais sensato, o mais conveniente e o que pode trazer menos problemas é deixar a mudança para outro dia”, defende. Ele observa, contudo, que a PMU garantiu que haverá sinalização e guardas para orientar os romeiros.
Para a festa, como em anos anteriores, a rua Medalha Milagrosa será interditada no trecho entre a Santos Dumont a Nacib Cury.