PATRIMÔNIO

Prefeitura mantém ruas de paralelepípedos por função histórica e estratégica; entenda

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 29/01/2023 às 18:37
Compartilhar
Imagem ilustrativa (Foto/Divulgação/PMU)

Imagem ilustrativa (Foto/Divulgação/PMU)

Quem mora em Uberaba conhece de cor e salteado quase todas as vias de paralelepípedos da cidade. Há quem goste e quem não goste, mas as ruas de pedras cumprem papel importante tanto na preservação histórico-cultural do município, como na promoção da mobilidade urbana e prevenção de enchentes. Quem explica é o presidente do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), Luiz Mário Molinar.

Em entrevista à Rádio JM, Luiz Molinar explicou que a geografia de Uberaba, rodeada pelas sete colinas, é gravemente favorável ao acúmulo de água. Neste sentido, pavimentar todas as ruas e tornar o espaço habitável totalmente impermeável facilita as ocorrências de enchentes e, ao invés de favorecer a mobilidade urbana, prejudica o tráfego de carros e pedestres.

"O Centro está dentro de um vale, não à toa é Uberaba das sete colinas, e em volta são elevações que qualquer tipo de chuva vai para o Centro. Tendo uma parte das ruas em paralelepípedo, diminuímos a água que vem ao Centro. Se pavimentarmos tudo, a água tem mais velocidade, sobrecarrega o sistema de drenagem, e voltam os problemas que tínhamos", argumentou o presidente do Conphau.

Além disso, há de se valorizar a condição excepcional das ruas de paralelepípedos, que se tornam, a longo prazo, menos caras para manutenção. "É um material durável, fazemos recomposição mais rápida. Há ruas de 200 anos, é incrível", ponderou Luiz.

Outra situação que favorece a permanência das ruas de paralelepípedo é a ajuda na mobilidade urbana. Com a medida, os veículos transitam com menos velocidade, e esse panorama facilita o uso de outros meios de transporte, até a pé.

A perspectiva do Governo, segundo o presidente do Conphau, é aprimorar o uso das pedras de forma intertravadas, ou seja, colocadas de forma intercalada, e que se travam entre as arestas. "Não é o paralelepípedo, mas é uma releitura do paralelepípedo. Vamos colocar uma pedra que não quebra, não esfarela, encosta e trava, não movimenta. E não um piso de concreto, que se não for bem composto, vai esfarelar e vai dar um problema maior", explicou.

Um dos exemplos é a rua Arthur Machado. No projeto de revitalização discutido com comerciantes e moradores, a Prefeitura de Uberaba enxerga a utilização do piso intertravado na área de movimentação de carros e pedestres.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por