A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participará da abertura e do painel “O futuro da Pecuária” do TecnoAgro 2024, encontro que vai reunir especialistas do setor nos dias 21 e 22 de novembro, no Pavilhão Multiuso da ABCZ. No dia 22, às 17h, o Sine Municipal Uberaba promoverá a palestra “O Despertar das Mulheres do Agro de Sucesso”, com Ceci Mota, por meio do projeto “Raízes Sustentáveis: Fortalecendo a Agricultura Familiar”.
A superintendente de Micro e Pequenas Empresas, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Carolina Ribeiro, explica que o projeto, contemplado pelo Bloco de Fomento à Geração de Emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Lei nº 13.667 de 2018, estabeleceu as diretrizes para o financiamento e gestão do Sine.
“O Raízes Sustentáveis visa criar uma rede de produtoras agroecológicas, promovendo o desenvolvimento de associações e cooperativas rurais, além de capacitar pequenos produtores por meio de cursos e oficinas em parceria com o Sebrae. Através dele também é possível articular ações de estímulo ao empreendedorismo com fundos do trabalho de municípios da sua rede de atendimento e obter o cofinanciamento de ações e projetos de apoio ao empreendedorismo", esclarece.
Para o titular da Sedec, Rui Ramos, o projeto Raízes Sustentáveis promove a participação ativa das mulheres no agronegócio, enriquecendo a diversidade dentro do setor, mas também potencializando o desenvolvimento econômico nas comunidades. “É uma questão de justiça social e uma receita para o sucesso do agronegócio”, avalia.
A analista do Sebrae Minas, Daiana Rodrigues, destaca que iniciativas como esta fortalecem o papel fundamental das mulheres na agricultura familiar e sua influência nas práticas sustentáveis. “As mulheres são peças-chave para a inovação e a sustentabilidade no campo. Elas trazem uma visão única, que integra cuidado, respeito às práticas ambientais e o amor pela terra. E o Sebrae está comprometido em apoiar estas iniciativas que beneficiam o setor e a sociedade como um todo”, ressalta.
Na palestra, Ceci Mota abordará vários aspectos que evidenciam a importância da presença feminina no agronegócio, como a importância da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres no campo, assegurando que tenham acesso a oportunidades justas e iguais. Ela vai demonstrar como a diversidade de gênero aprimora a inovação e a criatividade nas práticas agrícolas sustentáveis, entre outros temas.