Percentual mostra atraso no plantio devido às chuvas (Foto/Reprodução)
Conselho de Previsão de Safra de Uberaba estima que Uberaba tenha 70% das lavouras de soja plantadas atualmente. O percentual demonstra um certo atraso no plantio que é justificado pelas chuvas abundantes no período.
Os números foram apresentados durante reunião do Conselho de Safra, realizado esta semana, no Sindicato Rural de Uberaba. Além dos anfitriões, participaram também representantes da Secretaria do Agronegócio (Sagri), Emater, IBGE, Banco do Brasil, Conab e Fazu.
Utilizando dados levantados por meio de visitas ao campo, os conselheiros apontaram que há, no momento, 60 mil hectares de soja plantados no Município. Com uma estimativa de 85 mil hectares de área plantada do grão para a safra 2024/2025, isto implica dizer que 70% das lavouras já estão plantadas em Uberaba.
Segundo o extensionista da Emater, Petrônio Silva, o plantio está um pouco atrasado. A justificativa para tanto, disse ele, deve-se a princípio, a um certo pessimismo do produtor e o excesso de chuvas bem no momento da semeadura. O extensionista acredita, no entanto, que no máximo em 15 dias todo o ciclo de plantio da soja esteja fechado em Uberaba.
Confirmada a área plantada de 85 mil hectares, isto significará uma pequena redução nas lavouras de soja no Município, numa comparação com a atual safra de 90 mil hectares plantados. A diferença de área, segundo os conselheiros, migrou, principalmente, para cana-de-açúcar, mas podendo ir até mesmo para o sorgo, uma vez que tem produtor falando em antecipar o plantio do granífero para a safra de verão.
Posteriormente a isto, segundo o extensionista da Emater, é que começará o mapeamento da área plantada de milho no Município. “Hoje, temos pouco mais de 5 mil hectares plantados. A estimativa para 2025 é de que Uberaba tenha 20 mil hectares de lavouras de milho”, anunciou Petrônio, ressaltando que é uma previsão, podendo ficar aquém ou superar a marca.
Já a safra da cana-de-açúcar, em fase final de colheita, fecha o ano com 120 mil hectares de área plantada e 15 mil hectares em formação. Estimativa para 2025, de acordo com o Conselho de Safra, só em fevereiro próximo.
Para o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a expectativa é de que a área plantada de soja, no próximo ano, fosse um pouquinho mais do que os 85 mil estimados. “Mas esta é apenas a primeira reunião do grupo para balizamento de dados. De qualquer maneira, houve avanço de outras culturas, como cana e hortifrutigranjeiros, com o Município ganhando na diversificação,” disse.
Agnaldo Silva aproveitou para destacar o trabalho dos membros do Conselho de Safra, com o segmento sendo modelo para outros estados que têm procurado Uberaba para conhecer de perto essa expertise na aferição dos números da safra. “Isto demonstra a atenção que o Município tem dado à produção agrícola, fundamental para nortear produtores, consumidores e o mercado geral, fortalecendo ainda mais o nosso agro”, observou.
Ainda no final da reunião, o pequeno produtor Abílio Nasser, convidado pelo Conselho de Safra, falou de um censo que lideranças comunitárias vêm fazendo em São Basílio, com objetivo de realizar um raio-x do local e traçar o perfil da Agricultura Familiar lá e em outras localidades rurais, que posteriormente receberão o serviço, a fim de indicar futuras ações.