SAÚDE

Prefeitura planeja Centro de Referência para doenças respiratórias

Rafaella Massa
Publicado em 26/08/2024 às 15:11Atualizado em 26/08/2024 às 15:14
Compartilhar

A Prefeitura de Uberaba planeja abrir um Centro de Referência para doenças respiratórias, em preparação para os efeitos da inalação de fumaça das queimadas. Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (PSD) informou que a administração está monitorando o panorama de internações na saúde pública. Até o momento, apenas uma pessoa precisou ser transferida devido a complicações respiratórias causadas pela fumaça. 

De acordo com Elisa, dois boletins diários são emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da regulação de leitos. Também estão ocorrendo visitas às unidades de saúde e hospitais. “Está sob controle até o momento. Tivemos, no dia de ontem [domingo, 25], uma pessoa transferida com problemas respiratórios, provavelmente causados pelo clima. Tivemos alguns atendimentos, poucos, mas que foram liberados logo em seguida nas unidades de pronto-atendimento", informa a chefe do Executivo. 

A situação gerou preocupação devido à grande quantidade de fumaça que invadiu a cidade na noite de sábado (24), trazida pelo vento de uma frente fria que se instalou em Uberaba. Nas redes sociais, uberabenses relataram dificuldades para respirar. “Está difícil até para respirar, fora que o ar está com um cheiro de queimado que só Deus para nos ajudar”, comentou uma leitora do Jornal da Manhã. 

Segundo a prefeita Elisa Araújo, está em planejamento a criação de um Centro de Referência semelhante ao CeCovid e ao CeDengue. 

“Um centro de referência para atendimento de problemas respiratórios, em decorrência desse clima. Também em função dessa mudança climática, porque vimos que ontem amanheceu bem quente e já foi esfriando. Antes de ontem, tivemos um calor muito forte, e essas mudanças de clima também trazem outros tipos de doenças. Estamos preparados para atender com um plano de contingência, como já fizemos em outras situações emergenciais”, finaliza. 

Além disso, a Secretaria de Saúde divulgou orientações para a população sobre como minimizar o desconforto causado pelo tempo seco. Confira aqui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por