Prefeita Elisa Araújo, secretário Agnaldo Silva, ten.- cel. Davi de Brito Júnior e tenente Wesley Souza (Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba solicitou à Polícia Militar (PM) um reforço na segurança na abertura da Feira da Abadia e no entorno do Mercado Municipal. O assunto foi tratado pelo titular da pasta do Agronegócio, Agnaldo Silva, e o comandante do 4º BPM, ten.- cel. Davi de Brito Júnior, que esteve acompanhado do tenente Wesley Souza, chefe da Seção de Planejamento do batalhão.
Segundo o secretário, é fundamental que a PM reforce o policiamento na Feira da Abadia, que acontece aos domingos, na rua Prudente de Morais. O horário de maior necessidade, disse ele, é na abertura da feira quando os feirantes estão montando suas barracas. “As pessoas que saem de festas chegam tumultuando no local e alguns motoristas, também nessas primeiras horas, não obedecem à sinalização com os cavaletes colocados na via proibindo este tipo de trânsito.”
Agnaldo chegou a solicitar a presença de uma Unidade Móvel da PM durante a realização do evento, que é a maior feira livre de Uberaba. Sobre o Mercadão, o secretário quer que o 4º BPM ajude a combater a ação de flanelinhas no entorno daquele comércio, principalmente aos sábados e domingos pela manhã.
Em ambos os casos, o ten.-cel. Davi determinou ao setor de Planejamento que seja reforçado o policiamento. “Estamos dispostos a somar esforços. Não vamos deixar só por conta da Guarda Civil Municipal, porém as nossas demandas do 190 são muito grandes”, observou o comandante.
Sobre uma possível transferência da Unidade Móvel da Praça da Abadia para a Prudente, aos domingos, o comandante disse que a medida esbarra em dois pontos básicos: questão de estratégia traçada pelo comando da PM e incompatibilidade de horários (feira pela manhã e funcionamento da unidade a partir das 14 horas). “De qualquer maneira vamos avaliar o caso e puxar as estatísticas de ocorrências, tanto na feira, como no Mercadão”, anunciou.
Posteriormente, o novo comandante do 4º BPM fez visita cordial à prefeita Elisa Araújo e reforçou o convite para passagem dos três comandos da Polícia Militar em Uberaba, possivelmente, na primeira quinzena de abril. A prefeita aproveitou para agradecer os recentes apoios da Corporação que garantiu segurança nos eventos do Carnaval e aniversário de Uberaba.
A prefeita Elisa pediu ao comando da PM atenção especial a bairros mais afastados, como, por exemplo, Isabel do Nascimento e Residencial 2000. Por outro lado, a PM sugeriu a maior ocupação de praças e áreas esportivas. Fato que a chefe do Executivo afirmou estar em andamento, seja com a criação dos professores de bairros ou com a adoção e revitalização de praças por empresas que, com novo decreto a ser publicado, poderá sair do papel para a prática em apenas 60 dias.