Missa em ação de graças será celebrada hoje pelos 50 anos de sacerdócio do arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Roque Oppermann. Além dos fiéis, são esperados representantes de todas as 56 paróquias da região e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raimundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP).
Na próxima sexta-feira, 1º de julho, dom Roque vai encaminhar ao papa Bento XVI uma carta de renúncia, pois já atingiu a idade prevista para a aposentadoria de bispos, 75 anos. Um substituto deve ser indicado pelo Vaticano nos próximos meses. Após a aposentadoria, dom Roque afirma que vai continuar trabalhando. “Não tenho planos muito definidos. Evidentemente que não vou ficar parado. Eu quero estudar mais teologia e continuar escrevendo. Também vou estar à disposição do futuro arcebispo para qualquer necessidade.”
O arcebispo nasceu em São Vendelino (RS) e chegou a Uberaba no dia 1º de maio de 1996. Ao longo de sua trajetória à frente da arquidiocese uberabense, dom Roque criou 20 paróquias e ordenou 50 padres.
A missa em ação de graças acontece às 19h30, no Santuário da Medalha Milagrosa. A pregação ficará a cargo de dom Antonio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho (PR), oriundo do clero da cidade.