CIDADE

Prestadores de serviço lideram reclamações no Procon

Publicado em 15/03/2011 às 23:51Atualizado em 20/12/2022 às 01:12
Compartilhar

Financeiras e empresas de prestação de serviços são as campeãs em número de reclamações no Procon, em 2010, conforme balanço realizado pelo órgão e anunciado ontem, durante a abertura da Semana do Consumidor, em virtude do Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje.

Somente no ano passado foram 13.252 atendimentos realizados. Desses, 43% foram referentes a assuntos financeiros, que englobam principalmente financeiras e agências bancárias. Esta última, com fiscalização intensificada em se tratando de segurança e demora na espera em filas, seguidas por empresas de telefonia fixa, móvel e internet.

O setor de alimentos foi o menor em número de atendimentos prestados pelo Procon, registrando 0,49% do total. As principais reclamações se dão por alimentos impróprios ao consumo, como, por exemplo, data de validade vencida.

No entanto, segundo o coordenador-geral do Procon, Sebastião Severino Rosa, de todas as reclamações que geraram abertura de processos administrativos e resultaram em multa, estão a Cemig, multada em R$75 mil por constantes quedas de energia elétrica, e a CTBC, com multa no valor de R$66 mil, pela demora no Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Mas o órgão também tem o que comemorar. Segundo o coordenador, atualmente todos os estabelecimentos comerciais já têm disponível para o consumidor exemplar do Código de Defesa do Consumidor, que passou a ser exigido por lei em junho do ano passado.

A lista com o nome das empresas que têm maior número de atendimentos e reclamações está disponível no site do Procon, conforme determinação da lei.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por