Financeiras e empresas de prestação de serviços são as campeãs em número de reclamações no Procon, em 2010, conforme balanço realizado pelo órgão e anunciado ontem, durante a abertura da Semana do Consumidor, em virtude do Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje.
Somente no ano passado foram 13.252 atendimentos realizados. Desses, 43% foram referentes a assuntos financeiros, que englobam principalmente financeiras e agências bancárias. Esta última, com fiscalização intensificada em se tratando de segurança e demora na espera em filas, seguidas por empresas de telefonia fixa, móvel e internet.
O setor de alimentos foi o menor em número de atendimentos prestados pelo Procon, registrando 0,49% do total. As principais reclamações se dão por alimentos impróprios ao consumo, como, por exemplo, data de validade vencida.
No entanto, segundo o coordenador-geral do Procon, Sebastião Severino Rosa, de todas as reclamações que geraram abertura de processos administrativos e resultaram em multa, estão a Cemig, multada em R$75 mil por constantes quedas de energia elétrica, e a CTBC, com multa no valor de R$66 mil, pela demora no Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Mas o órgão também tem o que comemorar. Segundo o coordenador, atualmente todos os estabelecimentos comerciais já têm disponível para o consumidor exemplar do Código de Defesa do Consumidor, que passou a ser exigido por lei em junho do ano passado.
A lista com o nome das empresas que têm maior número de atendimentos e reclamações está disponível no site do Procon, conforme determinação da lei.