ENTRAVE

Pretenso candidato ao Conselho Tutelar encontra dificuldade para se inscrever

Tito Teixeira
Publicado em 28/08/2023 às 20:42
Compartilhar
Conselho Tutelar (Foto/Google Maps)

Conselho Tutelar (Foto/Google Maps)

Interessado em concorrer a uma vaga de conselheiro tutelar encontrou dificuldade de se inscrever na manhã dessa segunda-feira, quando da reabertura do prazo, conforme determinação judicial e resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau). Situação foi revelada ontem pelo jornalista Wellington Cardoso Ramos, titular da coluna “Falando Sério”, no JM Online, destacando que a publicação oficial prevê o período de inscrição como sendo das 8h de 28 de agosto (segunda-feira) às 18h de 1º de setembro (sexta-feira). O presidente do Comdicau diz não ter recebido reclamação, mas promete apurar o caso.

De acordo com o colunista, ao pretenso candidato em disputar a eleição para conselheiro tutelar, na Casa dos Conselhos, local anunciado para as inscrições, não conseguiu informação sobre a inscrição. Ao interessado teria sido dito que “não sabiam” e que ele deveria voltar após as 13 horas.

O presidente do Comdicau, Luiz Gustavo Raposo Silva, diz que não recebeu reclamação sobre as inscrições. Ele ressaltou que conversou com a secretária da Casa dos Conselhos, durante o período da manhã, e tirou muitas dúvidas sobre o processo.

“Mas vamos apurar essa situação. No período da manhã, a secretária executiva da Casa dos Conselhos estava passando informações, inclusive entrou em contato comigo em alguns momentos para complementar as informações”, afirmou Raposo.

O Comdicau publicou no Porta-Voz de quinta-feira (24) a reabertura do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar para o mandato 2024/2027. A inscrição começou às 8h dessa segunda-feira (28) e se encerrará às 18h de 1º de setembro.

Conforme o Comdicau, a reabertura visa ampliar o número de candidatos na eleição marcada para outubro deste ano. No processo anterior, deflagrado em abril, 15 candidatos foram aprovados na prova escrita e teste psicológico e se habilitaram para a eleição. O resultado está mantido e os candidatos não precisarão inscrever-se novamente.

Para se inscrever, é preciso ter idade superior a 21 anos, residir em Uberaba e ter, no mínimo, o Ensino Médio completo até o dia da posse. Também é necessário comprovar voluntariado ou exercício profissional junto à criança e adolescente por, no mínimo, dois anos, em entidade inscrita no Comdicau. 

A prova está prevista para ser aplicada no dia 3 de setembro, às 8h, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti). Para ser aprovado, será necessário atingir, no mínimo, 65% da pontuação total. Já a avaliação psicológica ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro. O objetivo é verificar o perfil psicológico adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar.

Por fim, a eleição dos habilitados está marcada para 1º de outubro. Os novos conselheiros tutelares tomarão posse em janeiro de 2024. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por