Apesar de prevista, a paralisação do serviço de recapeamento asfáltico durante o período de chuva acontece apenas em parte em Uberaba. O serviço continuou com uma frente de trabalho nesta quinta-feira (16), mesmo após a chuva do dia anterior, que rendeu um acumulado de 15 milímetros durante seus 30 minutos de duração.
Ao Jornal da Manhã, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduíni, explicou que o serviço foi reduzido devido à probabilidade de chuva ainda vigente em Uberaba. No entanto, como o tempo se manteve aberto durante o dia nesta quinta-feira, as equipes puderam finalizar os trabalhos na rua Frutal, no São Benedito. Esta foi a etapa inicial de recapeamento no bairro.
“Quando chove a gente não consegue executar e quando o tempo está com previsão, a gente também não consegue. Então, é uma cautela que a gente deve ter. Infelizmente abaixa o rendimento, mas a gente tem que ter essa cautela para ficar um serviço bem-feito”, explica.
As paralisações do serviço já haviam sido premeditadas pela pasta de Serviços Urbanos e encaixadas no cronograma de execução. Anteriormente, Arduíni explicou ao JM que a necessidade de pausa se dá por motivos técnicos. “Isso porque tem uma pintura de ligação no asfalto antigo para depois aplicar a massa em cima. Quando está chovendo, essa pintura de ligação, que é aplicada no asfalto, a chuva limpa lava ela e aí não dá aderência com asfalto novo e o asfalto antigo”, explica.
Relembre: Recapeamento das ruas de Uberaba atinge 30%; ideia é adiantar antes das chuvas, diz adjunto
Dessa forma, o serviço alcançou 118 km de recapeamento, ou seja, quase 40% da meta de 300 km, que devem ser entregues em 2024. Além do bairro São Benedito, as equipes devem iniciar o recapeamento nos bairros Santa Maria Antônia Cândida e Boa Vista. “A expectativa é que a gente passe da Antônia Cândido para o Elza Amuí e do Boa Vista para o bairro Fabrício. Isso pode variar, é uma previsão de agora, mas isso pode variar”, antecipa Pedro.