Apenas na primeira semana de setembro, o Corpo de Bombeiros de Uberaba atendeu 61 ocorrências de incêndios na região. De acordo com o balanço da instituição, foram 40 ocorrências de incêndios florestais nas áreas urbana e rural entre segunda-feira (2) e quinta-feira (5). O cenário não aponta melhora, já que a cidade completou 150 dias sem chuvas, e a previsão é de que as temperaturas aumentem, com previsão de precipitação apenas após o dia 20 deste mês.
Segundo o Corpo de Bombeiros, somente neste fim de semana, foram atendidos 21 incêndios, sendo que seis deles ocorreu em áreas urbanas não protegidas.
Também foram contabilizadas quatro queimadas em pastos, três em lotes vagos, dois em residências, uma em propriedade rural particular e outra classificada como "outro tipo de incêndio urbano". Somente neste domingo, dois incêndios foram combatidos pelos militares, um deles no bairro Alfredo Freire, onde o fogo consumiu aproximadamente dois hectares de terra.
Outra ocorrência foi registrada na esquina entre as ruas Cazuza e Gabriel Junqueira, envolvendo um incêndio em uma residência abandonada. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 181 e 190, e, em casos de emergência, pelo 193.
Vale destacar que, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 434 ocorrências de queimadas nas áreas urbana e rural de Uberaba, um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 316 ocorrências. Quase 250 animais foram resgatados devido aos incêndios que invadiram seus habitats.
Para esta semana, a previsão é de aumento das temperaturas, visto que há uma onda de calor em vigência na cidade. As temperaturas podem chegar aos 40°C.
Pode interessa: Seca prolongada gera impactos no agronegócio em Uberaba