SALDO POSITIVO

Primeiro dia do mutirão “Consumidor em Dia” teve quase 250 atendimentos

O evento, que oferece aos uberabenses a oportunidade para renegociação de dívidas, faz parte das comemorações dos 203 anos da cidade e da Semana do Consumidor

Rafaella Massa
Publicado em 15/03/2023 às 20:33Atualizado em 15/03/2023 às 21:27
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Foram registrados 247 atendimentos junto às empresas participantes (Foto/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O primeiro dia do mutirão "Consumidor em Dia", nesta quarta-feira (15), contou com a presença de quase 250 uberabenses em busca de quitar débitos com empresas e voltar seus nomes para o “verde”. Segundo a chefe do Departamento de Pesquisa, Projetos e Convênios do Procon, Musa Cruz Ferreira, os empreendimentos mais procurados para quitação são os bancos e empresas de telecomunicação. 

O evento, que oferece aos uberabenses a oportunidade para renegociação de dívidas, faz parte das comemorações dos 203 anos da cidade e da Semana do Consumidor.  

São mais de 40 empresas participantes, sendo parte delas associadas e representadas pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). “Está tendo muita procura, até mais do que no pré-cadastro que realizamos. Nós tivemos em média 250 consumidores que procuraram o mutirão. Está tendo muita procura por banco e telefonia. Lá nós temos empresas como Algar, Tim e Vivo, então, está tendo uma procura bem grande por banco e telefonia”, afirma Musa. 

A chefe de pesquisas, projeto e convênio também informou que o perfil do consumidor que procura a quitação de débitos tem se mostrado bem diverso. Ela ainda esclarece que o perfil de débitos que chegaram a um acordo foram as dívidas mais antigas, porém, reforça que não é uma regra, sendo que os critérios de negociação ficam por conta da empresa. 

“Depende muito de cada caso. Cada consumidor tem um tipo de caso, um tipo de situação. A Cemig, por exemplo, dependendo da situação de cada consumidor, às vezes ele terá um desconto maior porque o débito é mais antigo e às vezes um consumidor que tiver um débito mais recente, ele não conseguirá tanto [desconto]. Então, cada empresa tem a sua política de negociação, dependendo até do valor do débito. Teve um caso em que a pessoa devia R$1.500 e conseguiu pagar por R$600”, esclarece.

A ação continua nesta quinta-feira (16), das 9h às 17h, no Praça Shopping Uberaba. “Aquele consumidor que queira negociar seu débito pode ir até o shopping, fazer a negociação, pelo mutirão. Pedimos para levar documentos pessoas. Caso tenha alguma fatura, algum boleto, que comprove seu débito com a empresa, pode levar também”, explica Musa.

Caso não seja possível comparecer durante o período do mutirão, a Ferreira garante que as portas da Fundação Procon Uberaba estão abertas para a auxiliar o consumidor a encontrar uma saída junto às empresas. “Aquele consumidor que queira negociar com alguma empresa e que não esteja no mutirão, pode procurar a sede do Procon que nós vamos intermediar essa negociação com a empresa e o consumidor”, finaliza.

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