No último sábado (25), a Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques" (FCU) sediou o primeiro Mutirão de Cidadania e Direitos Humanos promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+. O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), da Universidade de Uberaba (Uniube), da empresa Mosaic, do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de Referência em Saúde da População LGBTQIAP+ (Cresp) e da Associação Mineira da Diversidade (AMD).
Durante o mutirão, foram oferecidos diversos serviços e orientações à comunidade, focando em questões de cidadania e direitos humanos. A iniciativa teve como objetivo proporcionar acesso a informações e atendimentos essenciais, fortalecendo a conscientização e o exercício pleno dos direitos dos cidadãos.
Por meio de palestras foram apresentados os dados da população LGBT+ de Uberaba e abordados os direitos e as leis sobre retificação de nome para pessoas trans.
As oficinas foram sobre confecção de currículo e primeiro emprego. O público também contou com testes vocacionais e acesso ao banco de cadastro para emprego no Sine Municipal.