Intermitências na coleta de lixo voltam a ser relatadas em Uberaba. Desta vez no bairro Santa Maria, onde os caminhões teriam falhado no recolhimento de resíduos na quarta-feira (4), segundo relatos de um morador à Rádio JM. Ele revela que o lixo permaneceu acumulado nas lixeiras durante a manhã. Procurados pela reportagem, o Consórcio S e o Convale informaram que houve um problema operacional pontual na frota, que impossibilitou a execução completa da rota. A situação, no entanto, já foi identificada e está sendo regularizada ainda nesta quinta-feira (5).
Esta não é a primeira vez que moradores do bairro enfrentam esse tipo de situação desde a alteração do cronograma de coleta, que passou a ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras. “Como morador há 45 anos no bairro, vejo isso como uma questão grave, porque está chovendo todo dia e a enxurrada entope as bocas de lobo. Ou para no meio da rua, passa um carro e rasga a sacola, os cachorros espalham o lixo. Vira uma anarquia”, relata.
Acionados pela reportagem, Convale e Consórcio S confirmam a falha na coleta e informam que a situação está sendo regularizada ainda nesta quinta-feira. “A Concessionária informa que a não realização da coleta de resíduos no bairro Santa Maria, na noite do dia 04/02, ocorreu em razão de um problema operacional pontual com a frota, que impossibilitou a execução completa da rota programada. A situação já foi identificada e o serviço está sendo regularizado ainda hoje, com a coleta dos resíduos acumulados no bairro”, diz trecho da nota enviada ao JM.
Vale pontuar que, apesar do problema relatado esta semana, o bairro acumula outras reclamações recentes. Nesse sentido, a concessionária reforça a necessidade de se colocar o lixo para fora somente nos dias e horários corretos da coleta.
O Consórcio S e o Convale destacaram que a alteração do cronograma foi amplamente divulgada por jornais, rádios e mídias sociais. Mesmo assim, informaram que estão avaliando ações complementares de comunicação, incluindo reforço na divulgação, para garantir que a população esteja plenamente informada sobre os dias e horários corretos da coleta.
As empresas reforçam ainda que mantêm monitoramento permanente das operações e protocolos internos para resposta rápida a intercorrências, garantindo a continuidade e a regularidade do serviço. A população é orientada a utilizar os canais oficiais de atendimento para registrar ocorrências ou solicitar informações sobre a coleta de resíduos.