Em entrevista à Rádio JM, a secretária adjunta de Fazenda de Uberaba, Lizandra Abreu, garantiu que não haverá mais problemas com emissão de guias de pagamento do IPTU. O sistema falhou por diversas vezes em 2023 e levantou desconfiança dos moradores.
“Não foi fácil para ninguém, mas não vamos ter mais aquele estresse de começo do ano”, pontuou Lizandra, acrescentando que a parte relativa ao imposto já foi totalmente migrada para o novo sistema operacional da Prefeitura de Uberaba.
Segundo ela, a problemática envolvendo os valores de IPTU acabou sendo benéfica, pois 50% dos contribuintes pagaram o imposto em vista, ao contrário de anos anteriores, em que a porcentagem variava entre 25 a 30%.
IPTU Verde. Questionada sobre o IPTU verde, se será uma medida adicional aos 20% de desconto que já eram concedidos a todos os contribuintes ou se ela continuará embutida no desconto previsto, a secretaria adjunta se limitou a dizer que a medida “é uma discricionaridade da gestão”.
O desconto do IPTU Verde foi disponibilizado a partir deste ano e, aproximadamente, 15 mil imóveis foram beneficiados com o desconto por ter a calçada arborizada, o que corresponde a 10% do total de imóveis que tiveram o tributo cobrado em 2023. Imóveis com pelo menos uma árvore na calçada tiveram desconto de 5% com mais 15% de redução.