Nas agências bancárias foram formadas enormes filas nas quais o tempo de espera ultrapassava, e muito, o prazo máximo permitido de 20m. Atendendo à determinação da lei 10.657, de 2008, o Procon começou ontem a fiscalização nos estabelecimentos para autuar agências que deixassem de disponibilizar para os clientes senha de entrada e horário de saída e informações sobre o tempo permitido de permanência em fila. “É um passo importante para que o consumidor torne-se um agente do Procon. Hoje mesmo recebemos solicitações de agências na Leopoldino de Oliveira e Fidélis Reis e o fiscal compareceu aos locais e reuniu provas suficientes para abertura de processo administrativo contra os bancos”, explica o coordenador Sebastião Severino Rosa. Embora com a presença dos fiscais, as infrações ao Código de Defesa do Consumidor não pararam de ocorrer. “Mesmo com o Procon aqui, o atendimento prosseguiu lento. Eu fiquei 1h25 de pé na fila”, reclamou a estudante Stefane Gomides Fonseca. “Parece que até o ar condicionado estava desligado”, protestou. A reportagem esteve em uma das agências, na avenida Doutor Fidélis Reis e comprovou que mais de 50 pessoas se revezaram na fila, das 13h30 às 15h. “O problema é pior hoje porque é dia de pagamento e também data de vencimento de impostos”, justificou uma das três funcionários do caixa de atendimento geral. De acordo com Sebastião, todos os estabelecimentos de Uberaba já foram notificados e têm, contados desde ontem, 30 dias para realizarem as adequações.