O Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Uberaba está promovendo, em parceria com a Secretaria Municipal
O Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Uberaba está promovendo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público Estadual, o programa “Procon Mirim”, com o objetivo de despertar em crianças e jovens o interesse pelos direitos e deveres do consumidor.
De acordo com Sebastião Severino Rosa, coordenador-geral do órgão, a intenção é reunir todas as escolas municipais de Uberaba e realizar cursos para capacitar os professores e torná-los agentes multiplicadores. O lançamento foi na última quinta-feira (5). “O processo ainda passa por uma fase de estruturação, mas a intenção é fazer um projeto permanente”, diz.
Entre as medidas já definidas estão a inclusão do projeto na proposta didática das escolas e promoção de visitas de alunos para detectar irregularidades em estabelecimentos comerciais. “O trabalho com os professores vai ser constante, através de encontros, reuniões e palestras, mas a minha expectativa é maior em relação aos alunos”, declara.
Segundo ele, os estudantes percorrerão supermercados, lojas, bancos e diversos outros prestadores de serviço para observar, na prática, violações aos artigos do Código de Proteção ao Consumidor. “Vai ser interessante porque esse tipo de atividade pode, realmente, mexer com eles. Uma coisa é falar em desrespeito dentro da sala de aula. Outra coisa é ir para as ruas e ver seu direito desrespeitado”, observa o coordenador.
Ele ressalta ainda que nenhuma das visitas terá cunho fiscalizatório. “As empresas não precisam temer notificações ou multas. Vamos dizer que servirá como um aviso, um alerta para que elas façam as adequações”, completa.