Para o diretor do HR, Frederico Ramos, é necessário fortalecer a Atenção Básica para que os casos menos urgentes possam ser tratados diretamente nos bairros
Hospital Regional José de Alencar (Foto/Divulgação)
Nos oito primeiros dias de funcionamento do pronto-socorro pediátrico do Hospital Regional, 868 crianças foram atendidas, com média de 108,5 pacientes diários. No balanço, chama atenção a evidente oscilação de demanda: no último domingo (25), apenas 54 crianças procuraram o atendimento, contra 250 nos dois dias seguintes. As informações são do diretor administrativo do HR, Frederico Ramos, em entrevista à Rádio JM.
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Como revela Frederico Ramos, está sendo realizado um mapeamento de horários e de dias com maior demanda registrada, para clarear opções de ajustes a serem realizados no serviço. Esse levantamento mostrou que as pessoas procuram mais o pronto-socorro, até então, durante os dias de segunda e terça-feira, após o horário de almoço e até às 22h.
Ele também ponderou que, diante dos números vistos até então, fica evidente a necessidade de aprimorar a rede nas Unidades Básicas de Saúde. Muitos pacientes que passaram pelo Regional receberam as pulseiras azuis e verdes, conforme o protocolo de Manchester, que apontam menor gravidade de sintomas. Panoramas que poderiam ser resolvidos diretamente nos bairros.
Durante a entrevista, ele também respondeu às críticas sobre uma possível demora exagerada no atendimento e garantiu que haverá uma mudança no painel eletrônico disponibilizado no saguão de entrada. Antes, o tempo médio era calculado com os três últimos registros, mas passará a ser diretamente pelo último.