CIDADE

Produtor rural responsabiliza Codau pela perda de animal

Proprietário de terras próximo à estação de captação de água alega que tem enfrentado constantes problemas por causa ...

Publicado em 22/03/2011 às 10:45Atualizado em 20/12/2022 às 01:05
Compartilhar

Proprietário de terras próximo à estação de captação de água alega que tem enfrentado constantes problemas por causa das manilhas do Codau que passam por baixo de sua propriedade. Wesley Siqueira pontua que já teve que sacrificar vários animais por caírem em erosões provocadas ela água.

No último domingo, Wesley conta que chegou a perder mais uma cabeça de gado. O animal caiu em um buraco que estava cheio de água e morreu na imediatamente. “O pessoal do Codau abre estes buracos dentro da propriedade perto do local onde é realizada a captação e não fecha. Agora, fiz um Boletim de Ocorrência e vou entrar no Juizado de Pequenas Causas para ver se recebo pelo menos o valor do animal”, destaca o proprietário.

Porém este não é o único problema enfrentado, de acordo com a família. No decorrer do terreno passa um córrego onde, segundo Wesley, é feito o descarte do esgoto. “Em vários pontos a manilha que transporta o esgoto quebrou e a água foi causando mais erosões, abrindo vários buracos no pasto onde ficam os animais, inclusive já perdi boi e bezerro em um destes pontos”, relata.

Segundo o promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, as pessoas que se sentem incomodadas devem procurar a promotoria para que seja analisada a situação. Primeiro, caso realmente seja um vazamento de esgoto, quais são as providências a serem tomadas. Outro ponto a ser observado é se a criação de bovinos dentro do perímetro urbano está regular ou não.

Em nota, a assessoria de imprensa do Codau informou que o local onde a vaca morreu não pertence ao fazendeiro. É uma faixa de domínio do Codau, por onde passam as adutoras de água bruta do rio Uberaba para a ETA. É uma área inclinada e, com a chuva, a enxurrada provocou erosões. Mas, neste caso específico, trata-se apenas de uma pequena vala. A equipe de engenharia responsável não tem conhecimento desta versão apontada pelo fazendeiro de que ocorreram várias mortes de animais. Do ponto de vista legal, o prejuízo apontado pelo fazendeiro deverá ser analisado juridicamente pelo Codau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por