De acordo com os relatos, os moradores estão enfrentando diversos prejuízos, como a perda de alimentos e danos a eletrodomésticos (Foto/Leitor/Reprodução)
Após quatro dias de interrupções no fornecimento de energia, a comunidade rural de São Basílio, em Uberaba, enfrentou mais um apagão neste domingo (20). Segundo uma moradora da região, a energia elétrica caiu novamente às 5h30 de ontem e só foi restabelecida às 5h30 desta segunda-feira (21), totalizando 24 horas sem eletricidade.
De acordo com os relatos, os moradores estão enfrentando diversos prejuízos, como a perda de alimentos e danos a eletrodomésticos. "Carnes, o que precisa ser consumido, produção... Está bem catastrófico o nosso problema. Está ficando bem difícil", desabafa uma moradora. Ainda segundo ela, os moradores têm tentado contato com a Cemig, mas não obtiveram retorno.
Outro morador gravou um vídeo na noite de domingo que circulou pelas redes sociais, relatando os problemas enfrentados pela comunidade. "Entendemos perfeitamente que existem problemas complexos, que a Cemig enfrenta dificuldades para resolver. Mas isso é um apelo coletivo, comunitário. Temos aproximadamente de 900 a 1.000 moradores. Nosso clamor é para as pessoas que aqui estão", afirmou o morador.
Em nota divulgada no sábado (19), a Cemig explicou que as interrupções foram causadas pelas chuvas recentes, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas, que resultaram na queda de árvores sobre a rede elétrica, cabos partidos e postes danificados.
A concessionária pontou em nota nesta segunda que o fornecimento foi restabelecido nesta noite, após inspeção e correção do circuito elétrico que atende a região. "A Cemig atuou desde o início da ocorrência na rede elétrica que atende os clientes da comunidade de São Basílio. Nesta segunda-feira as equipes da Cemig estão realizando inspeções aéreas com o auxílio de drones para identificar oportunidades de melhoria na rede elétrica que atende a região e evitar novas ocorrências", informa.
Além de São Basílio, outras regiões também sofreram com a falta de energia devido às fortes chuvas na última semana. Entre quinta-feira (17) e sexta-feira (19), os moradores ficaram cerca de 12 horas sem eletricidade. No condomínio Dhama I, a situação foi semelhante.