Em entrevista exclusiva à Rádio JM, o diretor do Departamento de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Valdair Landim, explica que todos os produtos de origem animal e vegetal têm data de validade. Por isso todas as informações devem estar expressas para o consumidor.
Existe uma normatização que especifica que todos os produtos de origem animal e vegetal devem conter a data de fabricação seguida do lote e data de validade. Landim defende que de uma maneira geral todos os produtos são perecíveis, porém, devido ao índice de industrialização, alguns possuem data de validade maior que outros.
As grandes indústrias que possuem um sistema mais rígido de controle de qualidade acabam tendo mais recursos para proteger os alimentos de mofo e outros problemas, o que gera um prazo maior. Porém, os produtos fabricados artesanalmente, manuseados, “por garantia a gente coloca um prazo de validade menor para não correr o risco de contaminação”, completa Landim.
O SIM é responsável por controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos, além de incentivar as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade.