DIVULGAÇÃO

Professora da UFTM realiza missão de divulgação de trabalhos na Espanha

Tito Teixeira
Publicado em 10/06/2023 às 18:52
Compartilhar

Professora Fernanda Rodrigues Soares durante evento da Rede Iberoamericana de Farmacogenética, na Espanha (Foto/Divulgação)

A professora Fernanda Rodrigues Soares, do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), realizou missão de divulgação na Espanha, dos trabalhos da Rede Iberoamericana de Farmacogenética (Ribef). A pesquisadora, que faz parte da Rede, desenvolve estudos dentro do seu grupo de pesquisa em Genética de Populações e Farmacogenética na UFTM.

Os trabalhos da Ribef envolvem estudos de aplicação de medicina personalizada em populações da América Latina, levando em consideração suas origens étnicas. Por isso, nesses dias foram realizadas diversas reuniões entre representantes da Rede de outros países, como México, Equador, Peru e Espanha, de forma a firmar ainda mais a cooperação entre os grupos de pesquisa e alavancar a visibilidade internacional da Universidade.

“Temos integrado a Rede para fazer análise de ancestralidades moleculares. Com esses estudos pudemos demonstrar que a ancestralidade é importante para que as diferenças étnicas sejam analisadas e que individualizemos o tratamento com mais segurança para essas populações”, afirmou Fernanda.

De acordo com o grupo de pesquisa da UFTM, em breve serão iniciados estudos de farmacogenética e medicina personalizada em pacientes cardiovasculares no Hospital de Clínicas (HC) da UFTM, liderados pela pesquisadora, em parceria com o médico Rone Padilha, da Unidade Coronariana, a UFMG e a Ribef.

Ribef. A farmacogenética é uma especialidade que estuda a relação entre os polimorfismos genéticos e a variabilidade interindividual na resposta a fármacos. Esta área é parte da chamada ''medicina personalizada'', baseando-se no perfil genético de cada paciente para uma prescrição farmacológica individualizada e, portanto, mais precisa. Levando em conta que a frequência das variantes genéticas pode ser associada com ancestralidade, é possível que esta seja também associada com a resposta a fármacos.

A Rede Iberoamericana de Farmacogenética surgiu com o propósito de promover a inclusão de populações latinas nas pesquisas farmacogenéticas, além de atuar no desenvolvimento de simpósios e cursos educativos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por