Funcionando há pouco mais de uma semana, o programa Estágio Profissional, coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), surge como ferramenta de intermédio na relação entre as empresas e estudantes universitários.
Segundo Ana Luiza Colmanetti, agente administrativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), responsável pela integração entre empresas e estagiários do sistema Fiemg, a intenção é visitar todas as universidades de Uberaba para divulgar a abertura de vagas para seleção. “Já contatamos muitas empresas e algumas, inclusive, já disponibilizaram vagas para seleção”, garante a funcionária.
Em relação aos procedimentos de escolha, Ana Luiza afirma que a triagem de currículos, entrevistas e pré-seleção dos candidatos são realizados pelo IEL, mas a decisão final fica por conta da empresa. “Os estudantes podem cadastrar-se online e aguardar a disponibilização das vagas. A intenção é promover essa aproximação, que traz benefícios para a empresa e, também, para os alunos”, completa.
De acordo com Ana Luiza, a procura dos candidatos por estágio ainda está baixa, mas, com o início das aulas a partir do mês de fevereiro, o número de currículos enviados deve aumentar. “Até agora o setor de maior demanda nas empresas interessadas tem sido para alunos de administração, mas, quando a campanha for iniciada efetivamente entre estudantes e empresários, a expectativa é a de que outros cursos também sejam procurados”, conclui.
Para quem quiser se cadastrar, empregadores ou estudantes, o endereço do site é www.fiemg.com.br/iel.