Associação dos Supermercadistas do Triângulo Mineiro (Assuper) e Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uberaba acreditam que os feriados do próximo ano podem ser mais lucrativos que em 2010. Já publicação do Ministério do Planejamento no Diário Oficial da União, no inicio de dezembro, definiu os feriados e pontos facultativos a serem observados pela Administração Pública Federal no ano de 2011.
Mais de 80% dos feriados em 2011 caem durante a semana. José Vicente, presidente da Assuper, acredita que será positivo para o setor. A convenção realizada em agosto definiu quais feriados os supermercados e similares vão funcionar e quais vão ser de folga. “Este ano são seis feriados que teremos que fechar as portas, mas vamos propor ao sindicato trabalhista, na próxima convenção, apenas cinco. Pois os feriados no meio da semana acabam sendo de mais movimento para os supermercados, principalmente os de bairro”, ressalta.
Já para o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uberaba, o movimento realmente não para, e alguns bares e restaurantes chegam a duplicar a quantidade de consumidores, outros aproveitam para dar folga coletiva. Mesmo assim, o sindicato acredita na possibilidade de maior movimento com os feriados no meio da semana.
A portaria publicada pelo Ministério do Planejamento ressalta que os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições federais em suas respectivas localidades. Os dias de guarda de credo ou religião não contemplados pela portaria poderão ser compensados pelo servidor, desde que haja autorização prévia da chefia.