Escolha da corte carnavalesca de 2014 de Uberaba acontece neste domingo, na praça Magalhães Pinto, das 15h às 21h. Serão escolhidos o Rei Momo, Rainha do Carnaval e a Cabrocha
Escolha da corte carnavalesca de 2014 de Uberaba acontece neste domingo, na praça Magalhães Pinto, das 15h às 21h. Serão escolhidos o Rei Momo, Rainha do Carnaval e a Cabrocha, além do Festival de Samba-Enredo, que neste ano tem como tema “Uberaba 194 anos– Carnaval no Gás Total”. Na disputa se inscreveram seis homens para Rei Momo e 12 mulheres para Rainha e Cabrocha do Carnaval.
O evento deste domingo marca o início da programação de carnaval prevista para Uberaba neste ano. A atividade, que é promovida pela Liga das Escolas de Samba, conta com o apoio da Fundação Cultural, que fornece a estrutura, como palco e iluminação. O evento começa com a apresentação de grupos de samba e de dança e às 18h acontecerá o julgamento do samba-enredo. Além de receber premiação no festival, o título de melhor samba-enredo é importante para a escola, podendo refletir no desempenho no desfile, apesar de a premiação ser um evento isolado e não interferir na pontuação para a escolha da melhor escola. A comissão julgadora vai analisar melodia, letra e arranjo musical.
Logo após a votação do samba-enredo terá julgamento da Rainha, Rei Momo e Cabrocha. A comissão julgadora vai analisar, entre outros itens, simpatia, elegância, carisma, beleza e samba no pé. Nove jurados fazem parte da comissão julgadora para a escolha do Rei e Rainha e sete vão escolher o melhor samba-enredo. Os vencedores irão receber R$1.200. Vale ressaltar que a Rainha e Rei Momo recebem na segunda-feira (17) a chave da cidade.
Quanto aos preparativos para o carnaval, segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra de Oliveira, os contratos já estão fechados, as escolas de samba já receberam a verba e restam apenas alguns ajustes e contatos que precisam ser estabelecidos. “Já na expectativa da folia, a intenção é fazer o grande evento para que os uberabenses prestigiem o carnaval da cidade sem ter de comemorar em outros locais, por isso teremos shows musicais de ritmos variados, as famosas marchinhas e o desfile das escolas de samba e dos blocos”, afirma.
Quanto aos arremates finais para o evento, segundo a presidente da Fundação Cultural, são algumas documentações que precisam ser enviadas, como o posicionamento da Justiça com relação à participação de menores no evento, análise do Corpo de Bombeiros e alguns alvarás que fazem parte do trâmite do Judiciário e de corporações, mas o projeto já foi encaminhado e a FCU aguarda resposta.