Uberaba foi contemplada como uma das 100 primeiras cidades a receber o Plano Nacional de Banda Larga/2010. O projeto viabiliza o acesso à internet rápida de baixo custo. Na primeira fase serão beneficiados mais de 14 milhões de pessoas. Treze Estados do país e quinze capitais da região Sudeste e Nordeste receberão o acesso à internet.
O valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35 ao mês, com a possibilidade de haver decréscimo (se houver redução de impostos). A velocidade mínima disponível será de 512kbps. A previsão do governo federal para 2011 é de que mais 1.063 cidades serão atendidas e até o fim de 2014 o processo será concluído em todo o país.
Rogério Santanna, presidente da Telebras, afirma que a empresa não fará o acesso final, portanto, serão necessários parceiros de pequeno e médio portes.
Em Uberaba, Fernando Vilas Boas, presidente da Codiub, visualiza na operação do governo federal uma oportunidade de democratizar o acesso à internet na cidade. “Esta iniciativa facilita o acesso à rede banda larga de alta velocidade. As operadoras de internet possuem planos com diversas velocidades, porém, quanto maior a velocidade, maior o custo. Com o valor acessível e com uma qualidade de serviço, com certeza esta internet terá a adesão da população uberabense”, complementa Vilas Boas.