Por causa das fortes chuvas e intensas ventanias das últimas semanas, diversas árvores foram arrancadas, danificando carros
Por causa das fortes chuvas e intensas ventanias das últimas semanas, diversas árvores da cidade foram arrancadas, danificando carros e edifícios. Por sorte, ninguém ficou ferido. Com o intuito de evitar tragédias maiores, o promotor de Meio Ambiente de Uberaba, Calos Alberto Valera, está desenvolvendo um plano de rejuvenescimento e arborização da cidade.
Segundo Valera foi feito um convite para as faculdades, a fim de que elas participem do projeto. “Nós convidamos a Fazu, Uniube, Ifet e UFTM para que elas desenvolvam projetos de recuperação e plantio de árvores”, afirma.
O promotor explica que os plantios das árvores deverão obedecer às características da região e aos fins que elas terão. “Não adianta plantar uma espécie só porque ela é bonita. Temos que analisar tamanho, para não danificar as redes de energia elétrica, raízes, para não atrapalhar a acessibilidade, entre outros”, comenta.
Valera acrescenta ainda que já realizou algumas reuniões com o grupo para estabelecimento de metas. “Durante o mês de janeiro realizamos alguns encontros e discutimos as técnicas que serão adotadas no projeto”, diz.
Para finalizar, o promotor salienta que todas as árvores comprometidas, mesmo sendo centenárias, deverão ser substituídas. “Com isso, nós não queremos arrancar uma árvore centenária, e sim evitar que ela danifique patrimônio alheio ou até mesmo mate uma pessoa”, conclui.