De acordo com o professor Marcos Massao Shimano, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, a equipe não participava da competição desde 2018 (Foto/Divulgação)
A Equipe Triângulo Verde de Eficiência Energética, projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), participou da competição internacional Shell Eco-Marathon Brazil 2023, no Rio de Janeiro, onde ficou entre as melhores da América Latina em sua categoria.
De acordo com um dos coordenadores da Triângulo Verde, professor Marcos Massao Shimano, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, a equipe, que não participava da competição desde 2018 e não havia conseguido passar da inspeção técnica nas duas últimas vezes em que participou, superou-se nesta edição, passando pela primeira vez na inspeção técnica com o veículo injetado eletronicamente, uma fase considerada a mais difícil pelos próprios organizadores do evento. O outro coordenador é o professor Tobias Anderson Guimarães.
Com o resultado, conseguiu ir para pista, onde competiu arduamente com outra equipe para o 3º lugar. Porém, ambas não conseguiram completar as dez voltas obrigatórias. “Nesse contexto, a Equipe Triângulo Verde ficou entre as melhores da América Latina em sua categoria, que é a de combustão interna. Nesta edição, apenas duas equipes da categoria completaram as dez voltas”, contou o professor Tobias.
A competição Shell Eco-Marathon é um evento global que busca eficiência energética e se estende por três continentes (Ásia, Américas e Europa) com eventos anuais. Sendo realizada no Brasil, a edição da América Latina reúne equipes de extensão universitária da Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Peru. Ganha a equipe que percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia.
A equipe ficou com apenas dois membros e quase deixou de existir durante o período da pandemia de Covid-19. Com a volta das atividades presenciais, a equipe foi organizada e, com o ingresso de mais oito membros, o Projeto Fênix, que também nomeia o carro, foi implementado.
Desde então, foram diferentes desafios financeiros e de projeto até a competição. A equipe destacou o trabalho em sintonia, apostando e inovando com peças em 3D, buscou e conseguiu meios para a construção e aprimoramento do veículo. No trabalho técnico, investiram na pressurização do sistema de combustão, no suporte e manga para fixação das rodas, no sistema de frenagem hidráulico, na instalação da injeção eletrônica, na construção da carenagem, entre outros. O resultado foi verificado na última competição.