O Projeto Gestante em Foco, Foco na Saúde e Foco na Autoestima, da Secretaria Municipal de Saúde, está entre os classificados para apresentação na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente 2024, que acontece quinta e sexta-feira (21 e 22 de novembro), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
O projeto que será apresentado na modalidade Roda de Conversa, no Eixo "Educação Permanente, Controle Social e Atividades Coletivas", tem como autoria a cirurgiã-dentista Marilda Silva Pereira e a Enfermeira Jaqueline Isidoro, e está em execução na UMS Maria Teresa de Freitas, bairro de Lourdes.
De acordo com a autoras, nas agendas, as gestantes são orientadas quanto à importância do pré-natal odontológico, pois as alterações bucais podem impactar a saúde do bebê, provocando desde baixo peso e também partos prematuros. “As mães são encaminhadas ao consultório com agendamento de consultas e orientações. É oferecida a participação no Projeto Gestante em Foco como estímulo, pois as gestantes que fazem o pré-natal odontológico ganham ao final da gravidez um book fotográfico em mídia digital”, explicam.
Desde o início do Projeto, houve um aumento no número de gestantes atendidas na Odontologia, na UMS Maria Teresa de Freitas, passando de 123, em 2023, para 229, em 2024.
“O principal objetivo da atenção pré-natal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal”, concluem.